Autora: Ana Paula Ghilardi
Professora de Educação Infantil do Município de São Carlos
*Trabalho apresentado na ruenião do dia 29/05/2010
“Crescer com a dança popular brasileira” é um projeto que está sendo realizado no ano de 2010 em cinco Centros de Educação Municipal de Ensino Infantil (CEMEIS) do município de São Carlos – SP, o qual integra o programa da Secretaria Municipal de Ensino: “Arte e Cultura no Segundo Tempo”, que tem como objetivo desenvolver temas ligados à arte e à cultura para as crianças que permanecem o período integral no CEMEI.
Pretende-se com o projeto “crescer com a dança popular brasileira” levar aos CEMEIS, por meio da dança e da música da cultura popular brasileira, elementos que ampliem o conteúdo cultural artístico que envolva a temática da educação afro-brasileira.
A dança está integralmente inserida no processo educativo e na relação com a vida, segundo Pregolatto a “dança é movimento, movimento é vida, vida é mudança constante, desenvolvimento e transformação, portanto, uma educação que integre movimento, razão, emoção e espiritualidade geram mudança constante, desenvolvimento e transformação dentro de qualquer instituição e principalmente na vida”.
Não é foco tornar as crianças envolvidas no projeto bailarinos/as e músicos/as, o que interessa é o processo que envolve a articulação com valores inerentes à subjetividade humana, como a afetividade, a brincadeira dentro da dança e da música, práticas cada vez mais esquecidas na sociedade contemporânea.
A manifestação artística e cultural escolhida para esse trabalho foi o Cacuriá, uma dança tradicional do Estado do Maranhão que tem influências africanas em seu ritmo, seus instrumentos, como por exemplo, as caixas do Divino (tambores) e suas músicas. O Cacuriá é uma fonte inspiradora para o corpo se movimentar, nesta dança é comum estar presente temas relacionados aos animais, fato que possibilita a exploração dos movimentos entre as crianças.
Referências:
PREGOLATTO,Daraína Criandança-Uma vista à metodologia de Rudolf Laban /Brasília 2004 LGE Editora
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